10 dicas dZ para seguir antes de ir às compras:
- Compre com antecedência. Nada pior do que ter o aniversário de uma amiga e deixar para comprar o presente no dia. Compre sem a pressão da última hora. Alerta vermelho também para as compras nas férias: elas têm o dom de levá-la (o) a comprar peças que jamais se atreveria a experimentar! Brigou com o namorado de longa data? Espere alguns dias antes de ir ao Shopping. Compras por vingança não trarão bons resultados.
- O estilo de alguém conhecido pode encantá-la (o), mas antes de se deixar levar pelo style crush, pergunte a si mesma se vocês têm algo em comum: mesma altura, mesmo tipo de corpo, mesmo tom de pele, mesma personalidade e mesmo estilo de vida. Se não tiverem nada em comum, então esqueça! Poucas coisas afetarão tanto as suas compras como imaginar que é outra pessoa.
- Siga uma estratégia. Antes de ir às compras, arrume seu armário, livre-se de todos os itens que não interessam mais e faça um inventário de todas as peças que realmente te agradam. Assim, será fácil verificar o que realmente precisa para completar seu guarda-roupas. Cuidado ao seguir as tendências da moda. A cada dúvida, retorne à regra nº 2.
- Nunca compre nada sem experimentar. Pode ser o must-have da coleção, mas veja se cai perfeitamente em você. O "tenho-que-ter" causa uma "cegueira" que dificulta a compor o look. Fuja dela apostando nos acessórios. Eles têm a capacidade de mudar radicalmente seu visual.
- Se decidir levar uma amiga às compras, tenha certeza de que ela possui as três qualidades imprescindíveis para tal: tem bom gosto, é merecedora da sua confiança e tem a capacidade de analisar criticamente as tendências. Além disso, ela deve estar ciente das suas vulnerabilidades, dos erros em que cai às vezes sem se dar conta e ser capaz de lidar com a sua tendência para criar ilusões. Depois disso tudo, se ela disser: "não compre", não questione. Ela sabe.
- Pergunte-se sempre: "eu adoro esta peça?" caso contrário, não compre. Não há espaço na sua vida para peças que não ame de verdade.
- Perca um minuto ou dois respondendo às seguintes perguntas: "Essa peça me cai melhor do que as que tenho usado? Tenho os acessórios necessários para usar com ela? Tenho ocasião para usá-la?" Se responder não a alguma das questões, deixe a peça na sua lista de desejos para outra ocasião. Otimize suas compras da melhor forma possível.
- Compre sem pressa. Leve o tempo necessário para se deliciar com as peças nas araras e prateleiras das lojas. Evite Shopping Centers nos finais de semana. Muitas pessoas dentro de uma mesma loja podem influenciar o seu estado de espírito.
- Não se deixe intimidar pela vendedora. Nem sempre ela visa apenas receber a comissão pela venda, mas ela não te conhece, não conhece as peças do seu armário, nem seu histórico de compras ou as peças que mais te valorizam.
- Last but not least: Assim que chegar em casa, experimente o que acabou de comprar. Nunca deixe a sua última aquisição abandonada num cabide. Experimente-a com os sapatos e acessórios certos. Se não se sentir uma verdadeira diva, não pense mais no assunto. Devolva!